quinta-feira, 21 de maio de 2009

HISTÓRIA DE CANHOBA

Região Pólo do Velho Chico

HISTÓRIA DA CIDADE
As terras canhobenses, que se situam à margem direita do Rio São Francisco, faziam parte da Capitania de Todos os Santos, que iam do Velho Chico até Itapoã, próximo a São Salvador.Com a morte de Cristóvão de Barros, parte dessas terras passam a pertencer a seu filho, Antônio Cardoso de Barros. Os primeiros exploradores chegaram no final do século XVIII à Lagoa do Jaguaripe, hoje Lagoa de Canhoba, usando o Rio São Francisco como estrada natural.Segundo pesquisadores, Canhoba quer dizer em língua portuguesa “folhas escondidas”, uma planta medicinal usada largamente pelos indígenas. Uma espécie de planta que produz milagre. Os primeiros habitantes de Canhoba foram os índios da tribo Cataioba. Com a chegada dos portugueses, os índios fugiram, mas no município ficaram suas marcas: os nomes de locais como Caiçara e Caraíbas. Sendo o maior registro o da existência da Baixa do Canhoba, que deu origem ao nome do lugar.Manoel José da Rocha Torres, não resta dúvida, foi o primeiro posseiro do hoje município. As suas terras foram adquiridas através de uma Carta Régia, desde o São Francisco até o interior, na altura do Bom Nome. Ele é um descendente de portugueses. Seu filho, Antonio da Rocha Torres, também foi possuidor de terras.Eles fundaram a povoação “Curral de Barro”, por causa dos valados que os posseiros construíram para represar as águas das lagoas, plantando nas terras alagadas o arroz. Curral era um nome comum, pois no alto sertão existia o Curral do Buraco, (hoje Porto da Folha) e o Curral de Pedras (hoje Gararu).Construída a primeira igreja sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, surgiram opiniões no sentido de ser mudado o nome do povoado. Alguns sugeriram a denominação Jaguaripe, nome do rio temporário que passa nas proximidades. Mas essa idéia não prevaleceu.
Significado do Nome
A palavra “Canhoba” é a junção de duas outras. Segundo o tupinólogo, Theodoro Sampaio, em seu Dicionário da Língua Tupi, “Can” quer dizer cânhamo, e “oba” é o senhor da terra.
Aniversário da Cidade

CARACTERÍSTICAS
Clima

Temperatura Média

COMO CHEGAR
Localização
Leste Sergipano
Limites

Acesso Rodoviário

Distâncias
86 km da Capital.
TURISMO
Principais Pontos Turísticos
Igreja-matriz de Canhoba
Foi inaugurada como capela, em 18 de fevereiro de 1939. Reinaugurada, pois a sua construção fora iniciada em 1889, por Manoel Paez, que tendo viajado para a Amazônia, como tantos outros do lugar, lá foram picados pelo mosquito Aedes aegypti e morreram. Porém, Manoel Paez, depois de fazer uma promessa, qual seja, se não morresse voltaria à sua terra e, pedindo esmolas, (somente com esmolas), construiria uma igreja sob a invocação do Senhor dos Pobres.
EVENTOS

Informações Úteis
Prefeitura Municipal de Canhoba.

(79) 3363-1101 / 1100 / 1102

Nenhum comentário:

Postar um comentário